Google

domingo, junho 17, 2007

dia do pai

hoje e Dia do Pai,aqui em terras de sua magestade...e como sempre fiz um miminho para o papa ca de casa...




o bolo foi um simples pao de lo,que fiz da seguinte maneira:

6 ovos,o peso dos ovos em acucar e metade do peso em farinha,bater ate ficar um creme fofo as gemas com o acucar,bater as claras em castelo e adicionar alternadamente com a farinha,diluir uma colher de cafe de fermento em 1 colher de sopa de vinagre e envolver na massa,colocar numa forma untada e polvilhada e levar cerca de 40 minutos a forno quente.

para o recheio e cobertura fiz doce de ovos da seguinte forma:
1 casca de limão
4 ovos
8 gemas de ovo
2,5 dl água
1/2 kg de açucar


Preparação: Leve num tachinho ao lume a água com o açúcar e a casquinha de limão. Ferva por cerca de 3 minutos aproximadamente, e depois retire o tacho do lume e deixe arrefecer um pouco. Bata os ovos com as gemas e passe-os num passador. Deite uma colher da calda de açúcar nos ovos e mexa energicamente. Volte a deitar mais duas ou três colheres de calda nos ovos e mexa sempre muito bem. Esta operação serve para que quando for deitar os ovos batidos por completo no tacho, estes não cozam. Deite então os ovos no tacho e mexa energeticamente, ligando tudo muito bem. Leve novamente ao lume a ferver, mexendo sempre com a colher e a raspar o fundo para não pegar. Assim que atingir a consistência pastosa que lhe é característica retire do lume e deixe arrefecer. Bata um pouco com uma vara de arames. Quando estiver frio pode barrar o bolo.

a decoracao fica ao gosto de cada um eu decorei com chantilly,mas colori um pouco de chantilly em azul e com um coracao e flores em chocolate,granjeias coloridas e chocolate granulado dos lados.

14 comentários:

risonha disse...

eh pá.......... quem me dera a mim ser o pai dessa casa... esse bolo é uma verdadeira obra de arte.. digno de um profissional. parabéns amiga e um dia do pai muito feliz para ti e para o teu marido.

Anónimo disse...

humm !!espectacular ja estou a imaginar o nosso caracolinhos a meter ai as maozinhas lol ta fantastico parabens e feliz dia do pai po meu careco !!!!

winnie disse...

Está lindo!
Beijos

Joaninha disse...

Ficou liiiiindo! :-)
Feliz dia do Pai!
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Tambem queria um bocadinho de bolo mesmo sendo mãe.um grande beijinho para todos os pais e para a minha amiga que fez uma verdadeira delicia.Natércia...

Valentina disse...

Paula, gostei deste recheio com raspinhas de limao.Vc diz bolo simples mas a decoracao esta elaborada.

Anónimo disse...

ola paula podemos ir ai comer uma fatizia desse bolo que esta com um otimo aspeto beijos para os trez tia mimi

Célia disse...

Paula ficou divinal, parabens.

Cláudia A. disse...

Paula, isso é que pode se chamar de um pai homenageado. O bolo ficou lindo.

Isabel Salvador disse...

mas k lindo bolinho o papá deve ter ficado radiante

parabéns ao papá e á mamã excelente cozinheira.bjokas grandes

Lua Doce Lua disse...

Puxa amiga, que coisa mais linda!!!
És perfeita: boa dona de casa, boa mãe, boa amiga, optima mulher!!!
Que sejamos sempre amigas, é tudo o que peço!
Obrigado por tudo...
Mãozinhas de fada, essas...

Brites disse...

Sempre acho que as receitas dedicadas são as mais saborosas e esta não poderia deixar de o ser também. O bolo está muito bonito e deve ter ficado bem bom.
Um beijinho atrasado para o papá babado que tem uma família linda e maravilhosa.
Beijinhos.

Anónimo disse...

um pai babado,uma mãe dedicada e com umas Mãozinhas de fada para a cozinha sucesso garantido em muitos sentidos!!!! um pai feliz e apaparicado neste seu dia,um marido orgulhoso pela dedicada esposa que tem!!!!!!!!!!e uma mãe feliz pelo seu produto final,pela alegria que proporcionou ao marido e feliz por ver a fammilia feliz!!!!!

e a visão que tenho ao ver este bolinho!!!!!! uma familia feliz

muitos beijos com muito carinho

Judite Sousa

paula disse...

obrigada a todas pelos elogios e pelo carinho estava mesmo uma delicia modestia a parte

tia mimi podem vir todos com o maior prazer mas deste ja nao comem rsssssss mas terei muito gosto em fazer um para comer-mos todos juntos e brevemente poderemos faze-lo

beijinhos para todos